Um amigo de Chico Xavier dedicado à divulgação da sua vida e obra

Geraldo Lemos Neto é mineiro de Belo Horizonte, de família espírita, nascido em 1962. Conheceu a Doutrina Espírita desde muito jovem, ingressando no movimento espírita pela influência de sua família materna, a família Machado, de Pedro Leopoldo, contemporânea de Chico Xavier em sua cidade natal. Em 1981, conheceu Chico Xavier pessoalmente, com quem desenvolveu grande amizade.

Em Belo Horizonte, iniciou as atividades no Espiritismo pelo Cenáculo Espírita Antônio de Pádua e pela União Espírita Mineira, então dirigida por D. Neném Aluotto e Martins Peralva, seguindo recomendação do próprio Chico. Participou da Mocidade Espírita O Precursor e da Cantina Francisco de Assis, ambos da União Espírita Mineira.

Fundou o Departamento Editorial da União Espírita Mineira em 1984, no qual coordenou a publicação de doze livros, sendo dez deles da lavra de Chico Xavier: Bastão de arrimo, Apelos cristãos, Aceitação e vida, Roseiral de luz, Pétalas da Primavera, Fulgor no entardecer, Migalha, Chico Xavier­ – Mandato de amor, Presença de Chico Xavier em Araxá, Índice geral das mensagens psicografadas por Francisco Cândido Xavier. Foi diretor-secretário da União Espírita Mineira de 1983 até 1995.

É o autor da biografia Chico Xavier – Mandato de amor, lançada pela União Espírita Mineira para comemorar os 65 anos de mediunidade de Chico Xavier, em 1992. Durante 7 anos, participou das atividades da Fraternidade Espírita Cristã Francisco de Assis, de Belo Horizonte.

Em 2004, fundou a Editora Vinha de Luz, que, desde então, especializou-se na publicação de livros póstumos da lavra mediúnica inédita de Chico Xavier. Sob a sua coordenação, foram lançados, então, dezoito novos livros póstumos: Sementeira de luz, Deus conosco, Militares no Além, Pérolas de sabedoria, Iluminuras, Sementeira de paz, Chico Xavier – O primeiro livro, Colheita do bem, Luz na Escola – Chico Xavier em Campos em 1940, Chico Xavier ­– A aurora de uma vida entre o Céu e a Terra, Lições para Angelita, Depois da travessia, Chico Xavier com você, Militares com Jesus,  Registros imortais, Obras da fé, Palavras sublimes, e A saudade é o metro do amor, além das biografias de Chico Xavier, cujos títulos são: Chiquito, de Julieta Marques, O voo da garça, de Jhon Harley, Chico Xavier ­– O médium dos pés descalços, de Carlos Baccelli, e Pedro Leopoldo vista por Chico Xavier, de sua autoria conjunta com Geraldo Leão.

Outros títulos relacionados à obra de Chico também contam com a sua coordenação: Célia Lucius, Santa Marina, de Flávio Mussa Tavares, Isabel – A mulher que reinou com o coração, de Maria José Cunha, e Evangelho puro, puro Evangelho, de Martins Peralva, além do CD Viajantes, na voz de Fernando Peron. Maiores informações sobre essas edições da Vinha de Luz Editora podem ser acessadas no site www.vinhadeluz.com.br .

Em parceria com a Dra. Marlene Nobre e a FE Editora, de São Paulo, lançou também, em 2011, o livro e o DVD Não será em 2012, contendo as previsões do médium Chico Xavier sobre a transição planetária e o papel do Brasil.

Em agosto de 2014, foi lançado o documentário em DVD Data Limite segundo Chico Xavier, em parceria com a Pozati Filmes, que em agosto de 2015 o lançou em livro. Em novembro de 2015, foi a vez do documentário The Afterlife Investigations, também pela Pozati Filmes.

A TV Web A Caminho da Luz tem lançado muitas de suas palestras em DVD, tais como O papel da mediunidade de Chico Xavier na transição planetária; A obra de André Luiz na visão dos espíritos de Emmanuel e Neio Lúcio; A Lei de Destruição; Café filosófico – Na intimidade de Chico Xavier e Crianças no mundo espiritual.

Geraldo Lemos Neto é também o idealizador e fundador da Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, na residência do médium em sua cidade natal, que foi transformada em um centro de referência à sua vida e obra.

Geraldinho, como também é conhecido, foi um dos idealizadores do Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra, realizado anualmente, e que no ano de 2016 vai para a sua nona edição na cidade de Goiânia – GO, tendo sido sua  primeira edição internacional realizada em 2015 Lisboa, Portugal.

É o atual presidente da Fundação Cultural Chico Xavier de Pedro Leopoldo, uma entidade civil da cidade natal de Chico Xavier, cujo objetivo é a preservação de sua memória, estando atualmente empenhado em assumir a gestão do futuro Memorial Chico Xavier, atualmente em construção pela Prefeitura Municipal da cidade de Pedro Leopoldo, no local onde, em 1931, Emmanuel apareceu pela primeira vez ao Chico. Desde 2012 participa na direção do Portal Saber, com o objetivo de divulgar livremente a vida e a obra de Chico Xavier por meio de podcasts especiais como o Recordando Chico Xavier e o Séries históricas dos romances de Emmanuel, através do portal www.saberespiritismo.com .

Geraldinho participa regularmente de palestras, seminários e congressos espíritas pelo Brasil e exterior.

Como médium psicógrafo, publicou o romance Ignácio de Antioquia, do espírito Theophorus,  e o livro Réstia de luz, de espíritos diversos, ambos editados pela Vinha de Luz Editora.

Em Belo Horizonte, coordenou o Grupo de Estudos Zeca Machado e participou das atividades do Centro Espírita Luz, Amor e Caridade, entidade centenária da capital mineira, integrando o quadro de sua diretoria.