Fábrica de Tecidos Cachoeira Grande

Fazenda da Cachoeira Grande ou Fazenda das Três Moças. Inaugurada em 1896, a fábrica empregou Chico com a idade de 9 anos, quando começou a trabalhar para ajudar a família financeiramente.

Memorial do Centro Espírita Luiz Gonzaga

Rua São Sebastião, 96, Centro. O Centro Espírita foi fundado por Chico em 1927. Seu Memorial possui um acervo com mais de 30 pinturas em óleo sobre tela ilustrando a vida do médium.

Açude do Capão

Ao lado do bairro São Geraldo. Local no qual, em 1931, Chico fez o primeiro contato com seu principal mentor espiritual, Emmanuel.

Praça Chico Xavier

Rua Dr. Christiano Ottoni, 555, Centro. Primeira homenagem pública de Pedro Leopoldo a Chico Xavier, a praça foi batizada com o nome do médium em 1980, quando ele ainda estava encarnado.

Realizado em Pedro Leopoldo, a 46 km de Belo Horizonte, o “Caminhos de Luz Chico Xavier” é um roteiro turístico abrangendo pontos que marcaram a vida do médium mineiro. Locais como a casa onde Chico psicografou pela primeira vez, o açude onde ele costumava ler, a escola onde estudou e a fábrica onde trabalhou quando criança fazem parte desse percurso.

Fazenda Modelo

Avenida Dr. Rômulo Joviano, s/n. Local onde Chico Xavier trabalhou como escriturário para o Ministério da Agricultura por mais de duas décadas.

Mostra permanente Chico Xavier – Arquivo Geraldo Leão

Rua Comendador Antônio Alves, prédio da Unimed, Centro. Um acervo de cartas, documentos e fotos de Chico Xavier, organizado pelo memorialista pedroleopoldense Geraldo Leão.

Escola Estadual São José

Rua Dr. Herbster, 160, Centro. Escola onde, entre 1919 e 1923, Chico completou o primário. Na época, a escola se chamava Grupo Escolar de Pedro Leopoldo.

Centro Espírita Meimei

O Grupo Meimei foi fundado por Chico Xavier e um grupo de amigos em 31 de julho de 1952, com o objetivo de realizar atividades mediúnicas de desobsessão. Os livros “Instruções psicofônicas” e “Vozes do Grande Além”, recebidos nessa instituição, são alguns registros da mediunidade psicofônica de Chico Xavier.

Casa de Chico Xavier

Rua Pedro José da Silva, 67, Centro. Casa onde Chico Xavier residiu de 1948 até 1959, quando mudou-se para Uberaba. Aberta à visitação de terça a domingo. Entrada gratuita.