Atividades da Casa

Programação da Casa
Grupo Espírita Scheilla
Grupo Fraterno Veneranda
Grupo Esperantista da Casa de Chico Xavier

Primeiro curso, primeira turma

Após contatos entre os  professores Alberto Minardi e Jhon Marques, durante a Terceira Semana dos Amigos de Chico Xavier, em julho de 2009, foram realizadas palestras a respeito da língua internacional Esperanto, em grupos espíritas da cidade de Pedro Leopoldo-MG.  Em seguida, com  apoio da Aliança Municipal Espírita dessa cidade e da direção da Casa de Chico Xavier, foi realizado o primeiro CURSO BÁSICO 1 DE ESPERANTO (BAZA KURSO 1), sob a responsabilidade dos esperantistas Alberto Minardi e Afonso Luiz, no auditório da Casa de Chico Xavier, durante os meses de agosto a dezembro de 2009, com a participação de 25 alunos. A cerimônia de entrega de certificados aos concluintes foi realizada no mês de dezembro de 2009, com a participação de esperantistas convidados e apresentações musicais na língua internacional Esperanto.

Curso básico de aprofundamento

Em 2010, dando continuação aos estudos iniciados no Baza Kurso 1, foi realizado, no período de março a dezembro, o Curso Básico 2 de Esperanto, com a participação de concluintes do nível anterior. O curso aconteceu aos domingos, nas instalações da Casa de Chico Xavier, sob a responsabilidade do Prof. Alberto Minardi Chueiri. A prática da conversação e da escrita na língua internacional Esperanto predominaram nesse nível.

Comemoração do Dia di Esperanto

Anualmente, no dia 15 do mês de dezembro, os esperantistas de todo o mundo se reúnem para celebrar o aniversário de nascimento do criador do Esperanto, Dr. Lázaro Luiz Zamenhof. As milhares de associações, de grupos, de entidades esperantistas e de simpatizantes do Esperanto realizam nessa data palestras, debates, divulgações, apresentações artísticas na língua internacional, ocasião em que se reforçam os ideais esperantistas de uma comunicação mais democrática e fraterna entre os seres pelo mundo. Na Casa de Chico Xavier, a celebração do Dia do Esperanto foi realizada no dia 15 de dezembro de 2010, com a participação dos alunos do Curso de Esperanto, seus familiares e convidados. Nessa data, palestras e apresentações musicais em Esperanto abrilhantaram a festiva confraternização esperantista.